quinta-feira, 11 de julho de 2013

Usar o computador mais de três horas por dia pode prejudicar os olhos


A era digital não trouxe apenas agilidade e desenvolvimento para as pessoas. Passar horas em frente ao computador, por diversão ou a trabalho, pode prejudicar a saúde dos olhos. Dores de cabeça, olhos vermelhos e secos e dificuldade em conseguir foco são alguns sintomas da Síndrome.

Esses sintomas são características da Síndrome da Visão do Computador que pode aparecer quando a pessoa fica na frente do computador mais de três horas por dia. Esta é uma reação natural dos olhos à tensão a que são submetidos, já que o usuário precisa forçá-los constantemente para conseguir foco e enxergar imagens a partir dos chamados “pixels”.

Os fatores ambientes também interferem. O ar-condicionado forte e luz inadequada podem interferir na lubrificação dos olhos, deixando-os mais secos, provocando incômodo.

Esses sintomas não aparecem apenas com o uso prolongado do computador, todas as atividades que exigem mais concentração como: ler um livro, jogar vídeo game ou assistir televisão, quando praticadas por um longo tempo provocam desconforto.

Com a mudança de alguns hábitos é possível evitar o desconforto visual. Se a pessoa trabalha o dia todo, o indicado é que a cada 50 minutos no computador, descanse ao menos cinco minutos. Piscar mais, mesmo que voluntariamente, é indicado pra ajudar na lubrificação dos olhos, usando óculos quando necessário. Ambientes bem iluminados também ajudam na prevenção.

Nenhum comentário: